sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
O PAI NATAL ...
FESTA DE NATAL
O NATAL SAIU À RUA
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
" O MUNDO DAS VITAMINAS"
Estiveram presentes sete turmas desta escola, o que corresponde aproximadamente a 150 alunos.
Pelo interesse e atenção que durante uma hora e meia prestaram aos conteúdos apresentados, pode-se concluir que o conteúdo da informação e a forma como foi transmitida cativou as crianças presentes.
Assim, pode-se inferir através desta iniciativa, que a participação dos encarregados de educação são um valioso contributo na construção das aprendizagens.
INCENTIVAR O GOSTO PELA LEITURA
Os alunos da turma do 2.ºC à terça-feira, através do projecto " Livros viajantes" da B.E., contactam com o espólio de obras existente nas bibliotecas do agrupamento e escolhem o seu livro favorito, que convive com eles durante uma semana.
ACTIVIDADES DE ARTICULAÇÃO NA ÁREA CURRICULAR DE ESTUDO DO MEIO
Estas actividades basearam-se nos conteúdos relacionados com os órgãos dos sentidos.
Iniciou-se a sessão pela apresentação do tema na sala de informática através de um pawer-point.
Seguidamente na sala de aulas realizaram-se jogos sensoriais, onde as crianças exploraram as potencialidades dos órgãos dos sentidos e a importância do ensino da Ciência.
Concluímos que, independentemente da diversidades da faixa etária das crianças envolvidas, todos adquiriram as competências delineadas.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
terça-feira, 16 de novembro de 2010
O magusto na E.B.1 de Oliveira do Hospital
A E.B.1 de Oliveira do Hospital ficou repleta de crianças de todas as faixas etárias, as educadoras vieram comemorar este dia com os professores e alunos desta escola.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
VISITA DE ESTUDO- CISE
VISITA DE ESTUDO AO PARQUE BIOLÓGICO DE GOUVEIA, CISE E MUSEU DO PÃO
TURMA: 2.ºC – EB1 DE OLIVEIRA DO HOSPITAL
As actividades fora da sala de aulas transmitem uma outra vivacidade e uma atitude ávida em relação ao meio natural.
Como é conhecido, retemos apenas na nossa memória 20% do que ouvimos, 30% do que vemos, 50% do que vemos e ouvimos e 80% do que vemos, ouvimos e fazemos, assim qualquer recurso didáctico deve ter em conta estes princípios e ser um verdadeiro potenciador de aprendizagens diversificadas, integradoras e motivadoras do processo ensino - aprendizagem.
As visitas de estudo são um veículo de excelência para se atingir este tipo de ensino, além de proporcionarem a aquisição de conhecimentos, possibilitam o desenvolvimento de várias competências, como o desenvolvimento de capacidades de observação, de socialização, a organização do trabalho, a elaboração de sínteses e relatórios, entre outras.
No dia três de Novembro, a turma do 2.ºC da EB1 da escola de Oliveira do Hospital teve a possibilidade de visitar alguns espaços que seguidamente apresentamos, onde se desenvolveram actividades lúdico -pedagógicas que proporcionaram às crianças, o convívio com a fauna, flora, a geomorfologia da Serra da Estrela, como também o conhecimento de algumas tradições rurais.
Esta partilha de experiências permitiu às crianças envolvidas nesta actividade criarem, recriarem e … desvendarem os segredos da natureza.
Saíram da escola por volta das nove horas rumo ao Museu do Pão.
Seguidamente visitaram o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE).
Para libertar as crianças do stress diário que é sentido nos refeitórios/cantinas onde almoçam habitualmente, optou-se por um piquenique ao ar livre no Parque da Sr.ª dos Verdes.
Finalmente recorremos novamente ao contacto directo com o meio, para observarmos algumas espécies animais e vegetais típicas da Serra da Estrela, visitando o Parque Biológico de Gouveia.
Esta actividade tornou-se num manancial de conhecimentos que irão ser desenvolvidos ao longo do ano lectivo.
Visita ao Museu do Pão
TEXTO COLECTIVO: O CICLO DO PÃO
No dia três de Novembro de 2010 saímos da escola às 9 horas e fomos ao Museu do Pão que fica em Seia.
Quando lá chegámos estava a D. Dina à nossa espera, levou-nos para um espaço onde havia bonecos que se moviam e aí iniciou a história do Ciclo do Pão.
O ciclo do pão começa na quinta.
O agricultor Zé Manuel estava a lavrar a terra com a ajuda de uma vaca que puxava o arado e com a grade de madeira tirava as ervas daninhas.
A seguir a Maria colocou sementes de milho, de trigo, de centeio, de aveia e de cevada.
Passado algum tempo as sementes nasceram e transformaram-se em espigas.
Com a ajuda do malho ou das máquinas ceifeiras-debulhadoras o grão saí para uns sacos e são levados para um moinho de água.
As sementes no moinho transformaram-se em farinha que é levada para a padaria. Na padaria o pão é amassado, leva fermento para fazer crescer o pão, sal e água.
O senhor Zéquinha aqueceu o forno com lenha, meteram lá as bolas de massa que foram feitas pela senhora Teresinha.
Depois do pão estar cozido é comido por nós e aqui termina o ciclo do pão.
No Museu do Pão fizemos objectos em massa -pão, vimos um filme e cantámos uma canção.
Turma: 2.ºC
terça-feira, 19 de outubro de 2010
ARTICULAÇÃO ENTRE O JARDIM DE INFÂNCIA DO LARGO DA FEIRA E A TURMA DO 2.ºC DA EB1 DE O.H.
O decreto regulamentar n.º12/2000 e o despacho n.º13313/2003 definem a articulação entre ciclos, visando colmatar a existência de diferentes perspectivas de ensino/aprendizagem que possam estar na origem das dificuldades sentidas pelos alunos na transição de ciclo.
Esta articulação tem se baseado principalmente em acções/reuniões que se verificam no início e no final do ano lectivo, ou seja, fica-se apenas pelo processo e não se visualiza o produto desta articulação.
No ano lectivo corrente iremos realizar um conjunto de iniciativas com um cariz mais relacional, integrando os alunos em novos espaços, tornando-os participantes activos deste processo.
Apresentamos aqui um primeiro momento desta articulação que decorreu no dia 19 de Outubro de 2010. Teve como objectivo conhecer colegas mais novos, o seu local de estudo e reviver tempos passados.
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
16 DE Outubro - DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Dia Mundial da Música
Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além-Dor!
É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!
É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!
E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!
Florbela Espanca, Sonetos
Cantado por Luís Represas
domingo, 3 de outubro de 2010
A festa do Pão
A FESTA DO PÃO
Na sexta-feira, 24 de Setembro de 2010, às 16 horas, saímos da escola com a nossa professora e com a professora Armanda, que é a professora de expressões.
Fomos à praça fazer pão. Quando chegámos deram-nos um bocado de massa, juntámos muita farinha e amassámos muito bem.
Fizemos uma bola e ficámos todos enfarinhados. As nossas bolas foram metidas num forno, parecido com um armário com muitas prateleiras onde havia tabuleiros com o pão.
Enquanto o nosso pão cozia, um senhor explicou como era feita a massa numa máquina e quais os ingredientes de que é feito o pão: farinha, sal, água e fermento.
Finalmente o nosso pão ficou cozido e era uma delícia.
Assim, todos enfarinhados regressámos à escola todos contentes.
Texto colectivo : 2.ºC
terça-feira, 15 de junho de 2010
quinta-feira, 29 de abril de 2010
DIA DA MÃE - 1.ºC
As mais antigas celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas.
À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.A maioria das fontes é unânime acerca da ideia da criação de um Dia da Mãe. A ideia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Segundo Anna Jarvis seria objectivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais activo sobre as nossas mães.
Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou.
quinta-feira, 15 de abril de 2010
ÁREA DE PROJECTO COM LIGAÇÃO AO TEMA DA BIODIVERSIDADE – CRIAÇÃO DO BICHO-DA-SEDA. ( TURMA: 1.ºC)
Houve um grande alarido e tivemos que procurar folhas de amoreira para eles.
Todos os dias de manhã colocamos uma folha fresca que eles adoram comer. Vamos esperar com paciência, até que eles façam o seu casulo e se transformem em crisálida.
Descobrimos que o bicho-da-seda é um tremendo comilão. Quando nasce tem apenas cerca de 2,5mm de comprimento.
O bicho-da-seda é uma lagarta, a larva de uma borboleta, come grandes quantidades de folhas de amoreiras até chegar a 5 cm de comprimento.
Nesta época, procura um cantinho tranquilo e começa a tecer o seu casulo.
NO DIA 22 DE MARÇO, COMEMORÁMOS O DIA DA ÁRVORE E DA POESIA.
CHEGOU A PRIMAVERA E COM ELA A PÁSCOA.
Assim:
Fizemos ovos com a professora de Inglês, Catarina.
Os passarinhos com a nossa professora Isabel.Borboletas com material reciclado ( rolos de papel higiénico) com o professor de Expressões, Olavo.Finalmente, construímos os nossos móbiles com a ajuda das auxiliares da escola, que os colocaram no tecto da nossa sala.
O móbil aqui apresentado, resultou de um trabalho de parceria com os vários professores das Actividades de Enriquecimento Curricular, juntamente com a professora da turma.
Finalmente, a professora das Tecnologias de Informação e Comunicação, Graça Coelho, colocou este trabalho na página do Blogue da nossa escola.