sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O PAI NATAL ...

As cartas ao Pai Natal continuam todos os anos a viajar pelo mundo fora, pelo menos no imaginário das nossas crianças.

FESTA DE NATAL

As turmas do 2.ºC, 3.ºA e 3.ºB no âmbito do Projecto Curricular de turma, no dia 10 de Dezembro às 18 horas, organizaram uma festa de Natal na Casa da Cultura, onde participaram alunos e encarregados de educação.
No final da festa reuniram-se num lanche convívio no refeitório desta escola, onde professores, professores das A.E.C.s, alunos, pais e outros familiares das três turmas, confraternizaram harmoniosamente.
Os professores e encarregados de educação destas turmas agradecem a disponibilidade do professor Alexandre, com toda a paciência esteve a colocar o som, e também ao órgão de gestão deste agrupamento de escolas pelo apoio que prestou a esta iniciativa.

O NATAL SAIU À RUA

Vivemos na " Civilização da Imagem", logo a linguagem visual assume funfamental importância em qualquer aspecto da vida do homem na sociedade actual.
No Natal tudo se reveste de cor e de luz.
Em colaboração com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, as escolas do 1.ºCiclo elaboraram árvores num formato tridimensional com material reciclado. Apresentamos as que foram elaboradas pelos alunos da EB1 de O.H.
Damos a conhecer também, os trabalhos realizados na área da expressão plástica da turma do 2.ºC, uma maneira de aproveitar os pacotes de leite, transformando-os em anjos, que poderão servir para decorar as nossas árvores de Natal.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

" O MUNDO DAS VITAMINAS"

No dia 10 de Dezembro às 14h 30m a encarregada de educação da turma do 2.ºC, a farmacêutica Paula Tavares Coelho, a convite da professora titular da referida turma, apresentou uma palestra sobre a importância das vitaminas para a saúde do homem.
Estiveram presentes sete turmas desta escola, o que corresponde aproximadamente a 150 alunos.
Pelo interesse e atenção que durante uma hora e meia prestaram aos conteúdos apresentados, pode-se concluir que o conteúdo da informação e a forma como foi transmitida cativou as crianças presentes.
Assim, pode-se inferir através desta iniciativa, que a participação dos encarregados de educação são um valioso contributo na construção das aprendizagens.

INCENTIVAR O GOSTO PELA LEITURA

Saber ler é uma condição indispensável para o sucesso individual, quer a nível institucional como profissional. Torna-se, para isso, indispensável promover o contacto com obras variadas tanto ao nível da ilustração, como temas, autores e estilos.
Os alunos da turma do 2.ºC à terça-feira, através do projecto " Livros viajantes" da B.E., contactam com o espólio de obras existente nas bibliotecas do agrupamento e escolhem o seu livro favorito, que convive com eles durante uma semana.

ACTIVIDADES DE ARTICULAÇÃO NA ÁREA CURRICULAR DE ESTUDO DO MEIO

No dia 16 de Novembro a professora titular do 2.ºC e a educadora de infância do Jardim de Infância do Largo da Feira organizaram na escola de Oliveira do Hospital actividades na área de Estudo do Meio.
Estas actividades basearam-se nos conteúdos relacionados com os órgãos dos sentidos.
Iniciou-se a sessão pela apresentação do tema na sala de informática através de um pawer-point.
Seguidamente na sala de aulas realizaram-se jogos sensoriais, onde as crianças exploraram as potencialidades dos órgãos dos sentidos e a importância do ensino da Ciência.
Concluímos que, independentemente da diversidades da faixa etária das crianças envolvidas, todos adquiriram as competências delineadas.


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O magusto na E.B.1 de Oliveira do Hospital

No dia 11 de Novembro comemorou-se mais uma vez o S.Martinho com actividades alusivas a esta temática.
A E.B.1 de Oliveira do Hospital ficou repleta de crianças de todas as faixas etárias, as educadoras vieram comemorar este dia com os professores e alunos desta escola.


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Parque Biológico de Gouveia- 2.ºC

VISITA DE ESTUDO- CISE

VISITA DE ESTUDO COMO RECURSO DIDÁCTICO

VISITA DE ESTUDO AO PARQUE BIOLÓGICO DE GOUVEIA, CISE E MUSEU DO PÃO

TURMA: 2.ºC – EB1 DE OLIVEIRA DO HOSPITAL

As actividades fora da sala de aulas transmitem uma outra vivacidade e uma atitude ávida em relação ao meio natural.
Como é conhecido, retemos apenas na nossa memória 20% do que ouvimos, 30% do que vemos, 50% do que vemos e ouvimos e 80% do que vemos, ouvimos e fazemos, assim qualquer recurso didáctico deve ter em conta estes princípios e ser um verdadeiro potenciador de aprendizagens diversificadas, integradoras e motivadoras do processo ensino - aprendizagem.
As visitas de estudo são um veículo de excelência para se atingir este tipo de ensino, além de proporcionarem a aquisição de conhecimentos, possibilitam o desenvolvimento de várias competências, como o desenvolvimento de capacidades de observação, de socialização, a organização do trabalho, a elaboração de sínteses e relatórios, entre outras.

No dia três de Novembro, a turma do 2.ºC da EB1 da escola de Oliveira do Hospital teve a possibilidade de visitar alguns espaços que seguidamente apresentamos, onde se desenvolveram actividades lúdico -pedagógicas que proporcionaram às crianças, o convívio com a fauna, flora, a geomorfologia da Serra da Estrela, como também o conhecimento de algumas tradições rurais.
Esta partilha de experiências permitiu às crianças envolvidas nesta actividade criarem, recriarem e … desvendarem os segredos da natureza.
Saíram da escola por volta das nove horas rumo ao Museu do Pão.

Seguidamente visitaram o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE).

Para libertar as crianças do stress diário que é sentido nos refeitórios/cantinas onde almoçam habitualmente, optou-se por um piquenique ao ar livre no Parque da Sr.ª dos Verdes.

Finalmente recorremos novamente ao contacto directo com o meio, para observarmos algumas espécies animais e vegetais típicas da Serra da Estrela, visitando o Parque Biológico de Gouveia.

Esta actividade tornou-se num manancial de conhecimentos que irão ser desenvolvidos ao longo do ano lectivo.






Visita ao Museu do Pão


TEXTO COLECTIVO: O CICLO DO PÃO


No dia três de Novembro de 2010 saímos da escola às 9 horas e fomos ao Museu do Pão que fica em Seia.
Quando lá chegámos estava a D. Dina à nossa espera, levou-nos para um espaço onde havia bonecos que se moviam e aí iniciou a história do Ciclo do Pão.
O ciclo do pão começa na quinta.
O agricultor Zé Manuel estava a lavrar a terra com a ajuda de uma vaca que puxava o arado e com a grade de madeira tirava as ervas daninhas.
A seguir a Maria colocou sementes de milho, de trigo, de centeio, de aveia e de cevada.
Passado algum tempo as sementes nasceram e transformaram-se em espigas.
Com a ajuda do malho ou das máquinas ceifeiras-debulhadoras o grão saí para uns sacos e são levados para um moinho de água.
As sementes no moinho transformaram-se em farinha que é levada para a padaria. Na padaria o pão é amassado, leva fermento para fazer crescer o pão, sal e água.
O senhor Zéquinha aqueceu o forno com lenha, meteram lá as bolas de massa que foram feitas pela senhora Teresinha.
Depois do pão estar cozido é comido por nós e aqui termina o ciclo do pão.
No Museu do Pão fizemos objectos em massa -pão, vimos um filme e cantámos uma canção.

Turma: 2.ºC



terça-feira, 19 de outubro de 2010

ARTICULAÇÃO ENTRE O JARDIM DE INFÂNCIA DO LARGO DA FEIRA E A TURMA DO 2.ºC DA EB1 DE O.H.




O decreto regulamentar n.º12/2000 e o despacho n.º13313/2003 definem a articulação entre ciclos, visando colmatar a existência de diferentes perspectivas de ensino/aprendizagem que possam estar na origem das dificuldades sentidas pelos alunos na transição de ciclo.
Esta articulação tem se baseado principalmente em acções/reuniões que se verificam no início e no final do ano lectivo, ou seja, fica-se apenas pelo processo e não se visualiza o produto desta articulação.
No ano lectivo corrente iremos realizar um conjunto de iniciativas com um cariz mais relacional, integrando os alunos em novos espaços, tornando-os participantes activos deste processo.
Apresentamos aqui um primeiro momento desta articulação que decorreu no dia 19 de Outubro de 2010. Teve como objectivo conhecer colegas mais novos, o seu local de estudo e reviver tempos passados.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

16 DE Outubro - DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Para lembrar como devemos manter sempre uma alimentação cuidada e saudável, todas as turmas realizaram algumas actividades na AEC-TIC relativas ao Dia Mundial da Alimentação.
..
Os alunos construíram frases sobre bons hábitos alimentares e desenharam livremente alimentos que consideram fazer bem à saúde.
..
..

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dia Mundial da Música



Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além-Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!

Florbela Espanca, Sonetos
Cantado por Luís Represas

domingo, 3 de outubro de 2010

A festa do Pão






A FESTA DO PÃO
Na sexta-feira, 24 de Setembro de 2010, às 16 horas, saímos da escola com a nossa professora e com a professora Armanda, que é a professora de expressões.
Fomos à praça fazer pão. Quando chegámos deram-nos um bocado de massa, juntámos muita farinha e amassámos muito bem.
Fizemos uma bola e ficámos todos enfarinhados. As nossas bolas foram metidas num forno, parecido com um armário com muitas prateleiras onde havia tabuleiros com o pão.
Enquanto o nosso pão cozia, um senhor explicou como era feita a massa numa máquina e quais os ingredientes de que é feito o pão: farinha, sal, água e fermento.
Finalmente o nosso pão ficou cozido e era uma delícia.
Assim, todos enfarinhados regressámos à escola todos contentes.

Texto colectivo : 2.ºC

terça-feira, 15 de junho de 2010

quinta-feira, 29 de abril de 2010

DIA DA MÃE - 1.ºC


As mais antigas celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas.
À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.A maioria das fontes é unânime acerca da ideia da criação de um Dia da Mãe. A ideia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Segundo Anna Jarvis seria objectivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais activo sobre as nossas mães.
Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.
Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou.
No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis há 96 anos atrás.Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial.
É o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos pôs no mundo. Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas actualmente o Dia da Mãe é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo.

Para comemorarmos este dia, fizemos vários trabalhos com todos os professores.
Este ano, aprendemos a pintar em cerâmica com umas canetas especiais.
Para o Dia do Pai escrevemos umas mensagens numa caneca. Agora, para o Dia da Mãe, decorámos pratos e escrevemos no centro um acróstico com a palavra Mãe.
Assim, homenageamos as nossas mães, pela vida, pelo carinho, pela paciência, pelo amor,… que nos dão.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

ÁREA DE PROJECTO COM LIGAÇÃO AO TEMA DA BIODIVERSIDADE – CRIAÇÃO DO BICHO-DA-SEDA. ( TURMA: 1.ºC)

Chegou o 3.º Período, no primeiro dia de escola encontrámos na sala de aulas algo que esperávamos há muito tempo que acontecesse: os bichos-da-seda tinham nascido.
Houve um grande alarido e tivemos que procurar folhas de amoreira para eles.
Todos os dias de manhã colocamos uma folha fresca que eles adoram comer. Vamos esperar com paciência, até que eles façam o seu casulo e se transformem em crisálida.

Descobrimos que o bicho-da-seda é um tremendo comilão. Quando nasce tem apenas cerca de 2,5mm de comprimento.
Durante 42 dias ele come sem parar, sofre cinco mudas (metamorfoses) e tem o seu peso original aumentado em 10.000 vezes.
O bicho-da-seda é uma lagarta, a larva de uma borboleta, come grandes quantidades de folhas de amoreiras até chegar a 5 cm de comprimento.
Nesta época, procura um cantinho tranquilo e começa a tecer o seu casulo.



NO DIA 22 DE MARÇO, COMEMORÁMOS O DIA DA ÁRVORE E DA POESIA.

Fomos plantar árvores em Gramaça.
Quando viemos, recortámos folhas, onde escrevemos poemas alusivos às funções das várias partes constituintes de uma planta, que foram colocados numa árvore colectiva no átrio da escola.


Com os poemas dos outros meninos da escola organizou-se uma árvore colectiva.

CHEGOU A PRIMAVERA E COM ELA A PÁSCOA.

Na última semana de aulas do 2.º Período, a turma do 1.ºC elaborou vários trabalhos de Expressão Plástica, cuja finalidade foi a construção de um móbil para a decoração da sala. Esta actividade foi orientada em conjunto, com os vários professores que dão aulas nesta turma.
Assim:
Fizemos ovos com a professora de Inglês, Catarina.

Os passarinhos com a nossa professora Isabel.Borboletas com material reciclado ( rolos de papel higiénico) com o professor de Expressões, Olavo.Finalmente, construímos os nossos móbiles com a ajuda das auxiliares da escola, que os colocaram no tecto da nossa sala.


O móbil aqui apresentado, resultou de um trabalho de parceria com os vários professores das Actividades de Enriquecimento Curricular, juntamente com a professora da turma.

Finalmente, a professora das Tecnologias de Informação e Comunicação, Graça Coelho, colocou este trabalho na página do Blogue da nossa escola.