quinta-feira, 15 de abril de 2010

ÁREA DE PROJECTO COM LIGAÇÃO AO TEMA DA BIODIVERSIDADE – CRIAÇÃO DO BICHO-DA-SEDA. ( TURMA: 1.ºC)

Chegou o 3.º Período, no primeiro dia de escola encontrámos na sala de aulas algo que esperávamos há muito tempo que acontecesse: os bichos-da-seda tinham nascido.
Houve um grande alarido e tivemos que procurar folhas de amoreira para eles.
Todos os dias de manhã colocamos uma folha fresca que eles adoram comer. Vamos esperar com paciência, até que eles façam o seu casulo e se transformem em crisálida.

Descobrimos que o bicho-da-seda é um tremendo comilão. Quando nasce tem apenas cerca de 2,5mm de comprimento.
Durante 42 dias ele come sem parar, sofre cinco mudas (metamorfoses) e tem o seu peso original aumentado em 10.000 vezes.
O bicho-da-seda é uma lagarta, a larva de uma borboleta, come grandes quantidades de folhas de amoreiras até chegar a 5 cm de comprimento.
Nesta época, procura um cantinho tranquilo e começa a tecer o seu casulo.



NO DIA 22 DE MARÇO, COMEMORÁMOS O DIA DA ÁRVORE E DA POESIA.

Fomos plantar árvores em Gramaça.
Quando viemos, recortámos folhas, onde escrevemos poemas alusivos às funções das várias partes constituintes de uma planta, que foram colocados numa árvore colectiva no átrio da escola.


Com os poemas dos outros meninos da escola organizou-se uma árvore colectiva.

CHEGOU A PRIMAVERA E COM ELA A PÁSCOA.

Na última semana de aulas do 2.º Período, a turma do 1.ºC elaborou vários trabalhos de Expressão Plástica, cuja finalidade foi a construção de um móbil para a decoração da sala. Esta actividade foi orientada em conjunto, com os vários professores que dão aulas nesta turma.
Assim:
Fizemos ovos com a professora de Inglês, Catarina.

Os passarinhos com a nossa professora Isabel.Borboletas com material reciclado ( rolos de papel higiénico) com o professor de Expressões, Olavo.Finalmente, construímos os nossos móbiles com a ajuda das auxiliares da escola, que os colocaram no tecto da nossa sala.


O móbil aqui apresentado, resultou de um trabalho de parceria com os vários professores das Actividades de Enriquecimento Curricular, juntamente com a professora da turma.

Finalmente, a professora das Tecnologias de Informação e Comunicação, Graça Coelho, colocou este trabalho na página do Blogue da nossa escola.