quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Parque Biológico de Gouveia- 2.ºC

VISITA DE ESTUDO- CISE

VISITA DE ESTUDO COMO RECURSO DIDÁCTICO

VISITA DE ESTUDO AO PARQUE BIOLÓGICO DE GOUVEIA, CISE E MUSEU DO PÃO

TURMA: 2.ºC – EB1 DE OLIVEIRA DO HOSPITAL

As actividades fora da sala de aulas transmitem uma outra vivacidade e uma atitude ávida em relação ao meio natural.
Como é conhecido, retemos apenas na nossa memória 20% do que ouvimos, 30% do que vemos, 50% do que vemos e ouvimos e 80% do que vemos, ouvimos e fazemos, assim qualquer recurso didáctico deve ter em conta estes princípios e ser um verdadeiro potenciador de aprendizagens diversificadas, integradoras e motivadoras do processo ensino - aprendizagem.
As visitas de estudo são um veículo de excelência para se atingir este tipo de ensino, além de proporcionarem a aquisição de conhecimentos, possibilitam o desenvolvimento de várias competências, como o desenvolvimento de capacidades de observação, de socialização, a organização do trabalho, a elaboração de sínteses e relatórios, entre outras.

No dia três de Novembro, a turma do 2.ºC da EB1 da escola de Oliveira do Hospital teve a possibilidade de visitar alguns espaços que seguidamente apresentamos, onde se desenvolveram actividades lúdico -pedagógicas que proporcionaram às crianças, o convívio com a fauna, flora, a geomorfologia da Serra da Estrela, como também o conhecimento de algumas tradições rurais.
Esta partilha de experiências permitiu às crianças envolvidas nesta actividade criarem, recriarem e … desvendarem os segredos da natureza.
Saíram da escola por volta das nove horas rumo ao Museu do Pão.

Seguidamente visitaram o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE).

Para libertar as crianças do stress diário que é sentido nos refeitórios/cantinas onde almoçam habitualmente, optou-se por um piquenique ao ar livre no Parque da Sr.ª dos Verdes.

Finalmente recorremos novamente ao contacto directo com o meio, para observarmos algumas espécies animais e vegetais típicas da Serra da Estrela, visitando o Parque Biológico de Gouveia.

Esta actividade tornou-se num manancial de conhecimentos que irão ser desenvolvidos ao longo do ano lectivo.






Visita ao Museu do Pão


TEXTO COLECTIVO: O CICLO DO PÃO


No dia três de Novembro de 2010 saímos da escola às 9 horas e fomos ao Museu do Pão que fica em Seia.
Quando lá chegámos estava a D. Dina à nossa espera, levou-nos para um espaço onde havia bonecos que se moviam e aí iniciou a história do Ciclo do Pão.
O ciclo do pão começa na quinta.
O agricultor Zé Manuel estava a lavrar a terra com a ajuda de uma vaca que puxava o arado e com a grade de madeira tirava as ervas daninhas.
A seguir a Maria colocou sementes de milho, de trigo, de centeio, de aveia e de cevada.
Passado algum tempo as sementes nasceram e transformaram-se em espigas.
Com a ajuda do malho ou das máquinas ceifeiras-debulhadoras o grão saí para uns sacos e são levados para um moinho de água.
As sementes no moinho transformaram-se em farinha que é levada para a padaria. Na padaria o pão é amassado, leva fermento para fazer crescer o pão, sal e água.
O senhor Zéquinha aqueceu o forno com lenha, meteram lá as bolas de massa que foram feitas pela senhora Teresinha.
Depois do pão estar cozido é comido por nós e aqui termina o ciclo do pão.
No Museu do Pão fizemos objectos em massa -pão, vimos um filme e cantámos uma canção.

Turma: 2.ºC