quinta-feira, 29 de abril de 2010

DIA DA MÃE - 1.ºC


As mais antigas celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas.
À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.A maioria das fontes é unânime acerca da ideia da criação de um Dia da Mãe. A ideia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Segundo Anna Jarvis seria objectivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais activo sobre as nossas mães.
Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.
Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou.
No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis há 96 anos atrás.Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial.
É o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos pôs no mundo. Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas actualmente o Dia da Mãe é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo.

Para comemorarmos este dia, fizemos vários trabalhos com todos os professores.
Este ano, aprendemos a pintar em cerâmica com umas canetas especiais.
Para o Dia do Pai escrevemos umas mensagens numa caneca. Agora, para o Dia da Mãe, decorámos pratos e escrevemos no centro um acróstico com a palavra Mãe.
Assim, homenageamos as nossas mães, pela vida, pelo carinho, pela paciência, pelo amor,… que nos dão.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

ÁREA DE PROJECTO COM LIGAÇÃO AO TEMA DA BIODIVERSIDADE – CRIAÇÃO DO BICHO-DA-SEDA. ( TURMA: 1.ºC)

Chegou o 3.º Período, no primeiro dia de escola encontrámos na sala de aulas algo que esperávamos há muito tempo que acontecesse: os bichos-da-seda tinham nascido.
Houve um grande alarido e tivemos que procurar folhas de amoreira para eles.
Todos os dias de manhã colocamos uma folha fresca que eles adoram comer. Vamos esperar com paciência, até que eles façam o seu casulo e se transformem em crisálida.

Descobrimos que o bicho-da-seda é um tremendo comilão. Quando nasce tem apenas cerca de 2,5mm de comprimento.
Durante 42 dias ele come sem parar, sofre cinco mudas (metamorfoses) e tem o seu peso original aumentado em 10.000 vezes.
O bicho-da-seda é uma lagarta, a larva de uma borboleta, come grandes quantidades de folhas de amoreiras até chegar a 5 cm de comprimento.
Nesta época, procura um cantinho tranquilo e começa a tecer o seu casulo.



NO DIA 22 DE MARÇO, COMEMORÁMOS O DIA DA ÁRVORE E DA POESIA.

Fomos plantar árvores em Gramaça.
Quando viemos, recortámos folhas, onde escrevemos poemas alusivos às funções das várias partes constituintes de uma planta, que foram colocados numa árvore colectiva no átrio da escola.


Com os poemas dos outros meninos da escola organizou-se uma árvore colectiva.

CHEGOU A PRIMAVERA E COM ELA A PÁSCOA.

Na última semana de aulas do 2.º Período, a turma do 1.ºC elaborou vários trabalhos de Expressão Plástica, cuja finalidade foi a construção de um móbil para a decoração da sala. Esta actividade foi orientada em conjunto, com os vários professores que dão aulas nesta turma.
Assim:
Fizemos ovos com a professora de Inglês, Catarina.

Os passarinhos com a nossa professora Isabel.Borboletas com material reciclado ( rolos de papel higiénico) com o professor de Expressões, Olavo.Finalmente, construímos os nossos móbiles com a ajuda das auxiliares da escola, que os colocaram no tecto da nossa sala.


O móbil aqui apresentado, resultou de um trabalho de parceria com os vários professores das Actividades de Enriquecimento Curricular, juntamente com a professora da turma.

Finalmente, a professora das Tecnologias de Informação e Comunicação, Graça Coelho, colocou este trabalho na página do Blogue da nossa escola.